Warning: Creating default object from empty value in /home/anditec/public_html/plugins/system/fontresizer/fontresizer.php on line 51
ANDITEC, Tecnologias de Reabilitação

COMPSAR

COMPSAR - COMparison of Physical and Simulated Assistive Robots

Brincar tem um papel central no desenvolvimento da criança, promovendo a aprendizagem de capacidades cognitivas e sociais. Brincando as crianças revelam as suas emoções e as suas capacidades cognitivas.

 

Como consequência da privação de brincar, podem surgir incapacidades sociais, emocionais e cognitivas, pode diminuir a autoestima das crianças, e as crianças podem ser vistas como tendo menos capacidades do que aquelas que verdadeiramente possuem, baixando as expetativas de professores, cuidadores e pais.

 

O projeto COMPSAR teve como objetivo o desenvolvimento de robôs de apoio (físico e virtual) para:
– Ultrapassar formas secundárias de privação do brincar;
– Permitir a crianças com dificuldades de manipulação a participação em atividades académicas;
– Avaliar as capacidades cognitivas de crianças por comparação com o desempenho de crianças de desenvolvimento típico na execução de tarefas específicas usando os robôs.

 

Conclusões do projeto:
O software com o robô virtual permite a crianças participar ativamente em atividades lúdicas pré-programadas.
Cenários diferentes com diferentes aspetos do robô proporcionam uma forma de adaptar o software às preferências da criança.
O estudo com crianças com perturbação neuromotora ligeira e de desenvolvimento típico mostra que o desempenho das crianças na realização de tarefas no cenário das torres de blocos é semelhante para os dois robôs.
Os resultados encorajam a continuação do trabalho no desenvolvimento de robôs virtuais como produtos de apoio a crianças com disfunções neuromotoras.

 

Saiba mais sobre o projeto em:
http://www.compsar.anditec.pt/