Warning: Creating default object from empty value in /home/anditec/public_html/plugins/system/fontresizer/fontresizer.php on line 51
Veículo INMAC

Veículo INMAC

Inmac

O objectivo principal do Projecto InMAC é o de proporcionar mobilidade independente para TODAS as crianças, independentemente de eventuais incapacidades de que sejam portadoras. Este objectivo foi conseguido através do desenvolvimento dum protótipo industrial dum veículo especial, baseado nos resultados de um projecto ibero-americano (PALMIBER) que a ANDITEC coordenou.

 

Ao veículo PALMIBER foi atribuído em 2010, o Prémio de Inovação Jaime Filipe.

O veículo tem características inovadoras que apoiam a mobilidade independente de crianças com disfunções neuromotoras graves (ex. c/ paralisia cerebral) bem como de crianças com deficits sensoriais e cognitivos, permitindo-lhes explorar com grande autonomia o contexto físico e participarem em actividades lúdicas com os seus pares com desenvolvimento típico dos mesmos níveis etários.

 

Característica diferenciadoras:

  • Um conjunto de sensores ultrassónicos inseridos no veículo, possibilitam a detecção de obstáculos na proximidade do mesmo;
  • Um design atractivo de ergonomia adequada, que permite um posicionamento correcto dos utilizadores;
  • Uma consola do utilizador especialmente desenhada de modo a que o utilizador controle o veículo por selecção directa ou por varrimento, neste caso através de qualquer interface das existentes no mercado;
  • Uma unidade de controlo para a selecção dos diferentes “modos de condução” permitindo que a criança utilize o modo de condução que melhor se adapte à sua deficiência. Através desta unidade são definidos e programados diversos parâmetros como sejam a velocidade, o modo de acesso, o nível de utilização, etc.

A sua apresentação pública teve lugar no Pavilhão do Conhecimento no dia 8 de Julho pelas 11h.

Este projeto da ANDITEC. contou com a colaboração do CENTIMFE - Centro Tecnológico da Industria de Moldes, Ferramentas Especiais e Plásticos.

A Santa Casa da Misericórdia de Lisboa (SCML) associou-se a esta apresentação pela importância que este produto pode ter no apoio especializado a crianças com disfunções neuromotoras graves, sendo que o primeiro protótipo funcional foi testado com crianças com paralisia cerebral, no Centro de Reabilitação de Paralisia Cerebral Calouste Gulbenkian da Misericórdia de Lisboa.

Obrigado a todos pela presença e contribuição em tornar este evento um sucesso!