Comunicar com Símbolos

Descrição

O Comunicar com Símbolos é uma ferramenta desenhada para ajudar os alunos e pessoas mais velhas que têm dificuldades em escrever texto. Estamos a falar de alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico que dão os primeiros passos na aprendizagem da leitura e da escrita, de alunos com necessidades educativas especiais e de adultos com dificuldades de aprendizagem. Esta é a nova versão do Escrita com Símbolos!


O Comunicar com Símbolos permite ajudar os professores e educadores a produzirem materiais de leitura e escrita, entre outros, suportados por símbolos. Os utilizadores com competências de escrita poderão escolher utilizar o teclado para escrever. O aparecimento automático de símbolos fornece um feedback imediato acerca do significado da palavra no documento principal, caso esta opção esteja ativada. Existe também a possibilidade de ouvir tudo o que se escreve e utilizar um verificador ortográfico com suporte de símbolos.

ccs3


O aparecimento automático de símbolos utiliza uma “tecnologia inteligente” desenvolvida pela Widgit Software. Esta tecnologia foi desenhada para aumentar a exatidão da associação dos símbolos às palavras, analisando a gramática da frase e escolhendo o símbolo que ilustra de forma correta essa parte da frase ou expressão.


Para os utilizadores com mais dificuldades de escrita, eles podem selecionar células de grelhas interativas que apresentem símbolos ou imagens. Selecionar uma célula pode enviar o seu conteúdo para o documento de texto. Para criar conjuntos de vocabulário maiores, podem ser ligadas diversas grelhas com células que permitem aceder a mais palavras, expressões e/ou frases. As células também podem ser escolhidas por utilizadores que usem manípulos, estando disponíveis diversas opções de varrimento. Os conjuntos de grelhas e botões utilizados para escrever são chamados de Ambientes que podem ser utilizados pelos alunos e criados pelos educadores. 

 

 

manualConsulte o manual!

Ao seguir este manual vai ser capaz de criar um livro com 8 páginas, utilizando todas as ferramentas do programa. Aconselhamos que siga este manual (não vai precisar de muito tempo) e conseguirá ficar a perceber como funciona o programa.

 

Sistema operativo:

windows Windows XP / Vista / 7 / 8

nota Para iniciar o programa, deverá registar o software com a licença enviada conjuntamente com o CD. Para realizar o registo do software deverá seguir as instruções.