Um software acessível, intuitivo e fácil de controlar. Os jogos KINKA estão divididos em 4 grupos: Focar o acesso num objeto parado, Focar o acesso num objeto em movimento, Fixação e Seguir um objeto.
- Focar o acesso num objeto parado: Este grupo é composto por jogos que focam o acesso da criança num objeto visível em segundo plano. O objetivo principal é “apanhá-lo”. A criança aprende não apenas a analisar o ambiente, mas também que a sua açãos pode influenciar um objeto ou causar algum tipo de efeito.
- Focar o acesso num objeto em movimento: Estes jogos são semelhantes ao primeiro grupo, pois ambos exigem que o acesso se concentre num objeto ou animal. Aqui, no entanto, os objetos estão em movimento, o que pode ser um desafio adicional para os utilizadores. Os técnicos ou os pais podem decidir sobre o número de objetos visíveis na atividade, bem como a sua velocidade de movimento.
- Fixação: O objetivo desta categoria de jogos é manter o acesso sobre um objeto durante um determidado período de tempo. A criança aprende que uma rápida fixação não é suficiente para ver o que acontecerá a seguir, será necessário um tempo de permanência mais longo. Dependendo do nível de dificuldade, este tempo pode programar-se de 1 a 4 segundos.
- Seguir um objeto: Seguir um objeto significa que os olhos ou qualquer interface se vai mover na direção em que o objeto se move. Se a criança desviar o olhar, o movimento é interrompido. É uma competência muito difícil, pois requer concentração e paciência, mas o resultado final vale a pena!
Os presentes jogos cumprem muitos objetivos terapêuticos, mas, o mais importante, é que são divertidos para a criança. Desenvolver a independência nas pessoas que dependem da ajuda de outros.
Se estiver interessado no KINKA recomendamos que veja o PCeye Mini e o Quha Zono.